21 outubro 2016

MAANAIM – Acampamento de Deus.

Texto: Gênesis: 32. 2, 7, 9, 13, 22, 25, 30, 31

2. Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim. 7. Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos; 9. Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! 13. Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente para seu irmão Esaú: 22. Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque. 25. Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. 30. Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada. 31. E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.

Jacó, um homem em fuga – Gênesis 27, 28; 31.17-21

** Quando Jacó saiu da casa de seus pais, em fuga por ter se passado por Esaú seu irmão e assim recebido a bênção patriarcal (Gn 27.18-30), chegou a um lugar que, após dormir de cansado, teve um sonho que o fez saber que o Eterno estava com ele (Gn 28.10-22). Jacó acordou impressionado com a visão que recebera de D’us. Ele viu uma escada que ligava o lugar em que estava ao céu. Ali Jacó reconheceu que aquele lugar era “BETEL” a casa de D’us. E fez um voto com o Eterno. Jacó não cumpriu o que havia prometido a D’us. Mas, o Eterno foi fiel a Jacó, o abençoando, o fazendo rico e próspero.

** Jacó chegou a Padã-Arã como fugitivo. Mas, havia trazido na bagagem o que lhe fez a diferença em todos os 20 anos (Gn 41.41) que passou naquele lugar, a “BENÇÃO SACERDOTAL”. A benção que você recebeu de seus pais jamais lhe abandonará. Mas, não significa que você não precisa de mudança de vida e de caráter.

Depois de 20 anos, já um homem maduro, pai de filhos, senhor de muitos servos, experiente; Jacó foge mais uma vez. Observe querido que Jacó não precisava sair mais uma vez as escondidas. Tudo o que ele havia ganhado na casa de Labão seu sogro, foi de maneira honesta, inclusive as mulheres. Jacó trabalhou, e trabalhou muito por tudo o que possuía. Foram 7 anos por cada mulher e mais 6 pelos bens que possuía. Jacó era um homem legitimamente possuidor de riquezas.

Todas as vezes que Jacó recebia uma benção de D’us, Labão vinha e mudava o salário de Jacó e, Jacó era ainda mais abençoado e prospero. Querido, não importa o que o homem faça para te fazer empobrecer ou para te paralisar, o Eterno sempre te prosperará, porque você tem algo que o mundo não tem, a “BENÇÃO PATRIARCAL”.

Jacó esqueceu de algo muito importante quando resolveu tornar-se fugitivo pela segunda vez. Jacó esqueceu das benções que havia recebido em “BETEL”.

E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado (Gn 28:13-15).

Quando uma pessoa perde a visão das promessas de D’us para sua descendência, ela se torna fugitiva. Adão tornou-se fugitivo dentro do Éden, pessoas podem tornar-se fugitivas dentro da igreja. Não fuja, não tente resolver da sua maneira, não se desespere, não deturpe a ordem de D’us!

Foi D’us quem mandou Jacó voltar para a terra de seus pais (Gn 31.3, 11-13), D’us quem determinou que estava na hora de Jacó voltar e se acertar com seu passado. Mas, Ele não mandou que Jacó fugisse como fez da primeira vez. D’us não mandou que Jacó saísse como se estivesse roubando Labão. Muito pelo contrário, D’us mandou que Jacó voltasse para a terra que havia prometido a seus pais.

Jacó, um homem perseguido – Gn 31. 20-24

Agora mais uma vez Jacó estava na mesma condição de quando a 20 anos saiu da casa de seus pais. “Perseguido”!

D’us não mandou que Jacó fugisse. No entanto Jacó estava tão acostumado fugir, que foi o que fez mais uma vez.

Labão havia saído para tosquiar suas ovelhas e apenas três dias após a fuga que ficou sabendo de tal. Sete dias depois alcançou Jacó e não lhe fez mal porque Deus mais uma vez não permitiu. O problema de Jacó com Labão seu sogro foi resolvido, e pela madrugada Labão beijou as filhas e seus netos e voltou para sua casa em paz.

O Que Acontece Em Maanaim?

Gênesis 32.1,2 - Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.

Agora Jacó e os seus entram em um lugar totalmente estanho para eles até então. De longe ele avista anjos de D’us, e imediatamente inicia um novo ciclo em sua trajetória.

Maanaim é uma palavra hebraica com três significados (Exercito de Deus; Acampamento de Deus; Dois Acampamentos).

Quando Jacó entrou em “Maanaim”, armou acampamento, e a partir de então, coisas começaram a acontecer para mudar a sorte, a vida, o caráter e até o futuro de sua família. Quando você armar acampamento em “Maanaim”, quando você acampar-se no “Acampamento de Deus”, quando você fizer realmente parte do “Exército de Deus”, tua vida entrara em uma mudança sobrenatural. Armar acampamento tem a ver com meditação. Acampar é sair da área urbana e ir para uma área rural para meditar, é entrar em vigília, em oração com o Eterno. Quando Jacó entrou em Maanaim foi o que ele se determinou a fazer.

Assim, passou o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial. E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu (Gênesis 32:21-24).

Jacó estava acampado em “NAANAIM - Acampamento de Deus”, ele havia passado a noite no arraial com todos, mas não era o suficiente. Naquela mesma noite ele sentiu a necessidade de retirar-se, mas ele não o fez só. Jacó não esqueceu de sua “FAMÍLIA”. Diz o texto que ele, com suas mulheres e filhos atravessaram o “Vau de Jaboque”. Observe que o “Vau” é um lugar de confronto, é um lugar de luta, é um lugar de encontro. Mas, é também um lugar de transformação, cura e regeneração! Jacó sabia que sua família precisava tanto de Deus quanto ele. Raquel sua esposa mais amada havia furtado, roubado os ídolos da casa de seu pai (Gn 31.19). Ela também precisava de transformação. Imagine crianças que foram criadas por pais que costumavam conseguir o que queriam e o que achavam ser seus, roubando! Queridos, “MAANAIM” é o lugar apropriado para um pai levar sua família a encontrar-se com o Eterno. Por isso o Papai Todo-Poderoso lhes trouxe aqui!

É muito bom estar em família. É maravilhoso a companhia dos filhos, da amada e até dos netos. Mas, tem um momento que temos que ficar a sós com Deus. Tem momentos que precisamos gemer como gemia Ana no altar, quando estava angustiada por não poder ser mãe. Gemer e correr o risco de ser ridicularizado por pessoas da alta, gemer e correr o risco de ser incompreendido até mesmo pelos santos! Jacó sentiu a necessidade da solidão para estar mais próximo de Deus.

Quando Jacó ficou só, se aproximou de um homem, e Jacó lutava com Ele. E lutavam durante toda a noite, até a alva. O homem percebeu que não conseguiria prevalecer contra Jacó, percebeu que Jacó estava determinado a sair daquele vale mais forte e vencedor, já havia percebido que Jacó sabia quem Ele era. O homem tocou na junta da coxa de Jacó e deslocou a coxa. Deixe-me aqui abrir um parêntese.

(O homem a qual Jacó lutava era o “Senhor dos Exércitos”. Quando aproximou-se do acampamento, Jacó viu anjos e por isso chamou aquele lugar de “Maanaim, Exército de Deus, Acampamento de Deus”. Jacó sabia que onde tem um exército, tem que ter um “Comandante, um General”. Jacó queria uma audiência com o Dono daquele Exército, com o Maioral daquele Exército, com o General daquele Exército, com o Senhor daquele Exército de anjos. Queridos, quando Ele deslocou a coxa de Jacó, Ele estava iniciando o processo de mudança daquele homem que estava acostumado a enganar e ser enganado, a fugir de seus problemas. O Anjo do Senhor estava lhe dando um recado. Ele dizia com aquela atitude que a partir de agora, Jacó não andaria de qualquer maneira, que a partir de agora, Jacó nunca mais seria fugitivo, nunca mais enganaria alguém. É impossível ter um encontro com Deus e sair desse encontro da mesma maneira que entrou).

Mesmo com a coxa deslocada, ainda assim Jacó prevalecia. A determinação de Jacó ia além da dor. Você quer mudança? Você quer uma nova vida? Você quer vitória? Você quer conquistar territórios? Deixe-me lhes dizer que toda conquista requer sacrifícios, e Jacó sabia disso. Sua vontade de nova vida ia além da dor.

O homem disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Mas, Jacó respondeu: Não te deixarei ir, se não me abençoares (GN 32.26). Jacó estava determinado a mudar de vida. Imagino que ele já estava cansado de viver com medo. Naquele momento era tudo ou nada. Nesse momento para você, é tudo ou nada. Você pode fazer como Jacó e tirar proveito da dor, ou achar que estou aqui para tripudiar em você, achar que essa palavra é muito dura e ir embora. Mas, você pode sair deste lugar com uma nova vida. Decida!

Veja o que aconteceu com Jacó:

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa (
Gênesis 32:27-31).

Quando você entra em “MAANAIM”, você obrigatoriamente entra no “Acampamento de Deus” e alista-se no “Exército de Deus”. Mais, o próprio General desse Exército vem para treinar você.

O treinamento não é fácil. Requer disciplina e determinação. Para fazer parte desse exército é necessário saber suportar dor, viver sob pressão. Mas diz a Bíblia sagrada, o manual de treinamento desse Exército que:

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêm, mas nas que se não vêm; porque as que se vêm são temporais, e as que se não vêm são eternas (2 Coríntios 4:16-18).

Você está em “MAANAIM”. Maanaim é lugar de confronto, luta, dor, mudança, transformação, cura, libertação. Maanaim é lugar de encontro com o Senhor dos Exércitos. Você entrou aqui fugitivo, desacreditado da tua família, esquecido da sociedade. Mas, sairá como PRINCIPE, como PRINCESA.

ORIENTAÇÃO AO MINISTRADOR:
Esse é o momento de cada um retirar-se para um momento com o Senhor dos Exércitos. Você precisa frisar que o Anjo irá tocar em suas juntas, em suas estruturas. Diga que cada pessoa deve entregar-se completamente aos cuidados de Deus. Oriente-os a lutarem com Deus e terem suas vidas mudadas.

Depois de pelo menos 30 minutos, chame todos de volta ao auditório.

CONCLUSÃO:

No Cântico de Salomão 6:13, “é mencionada a dança de dois acampamentos” também pode ser vertida em “a dança de Maanaim”. Talvez isso se refira a uma dança associada com certa festividade celebrada em Maanaim. — Veja (Jz 21.19, 21).

Você vai sair desse lugar “DANÇANDO, CELEBRANDO”.

(Esse é o momento da Celebração)

Jacó entrou em “MAANAIM” fugitivo. A esposa de Jacó entrou em “MAANAIM”, esposa de fugitivo e consequentemente fugitiva também, idolatra, ladra de ídolos. Mas, saiu esposa de Príncipe, saiu Princesa.

Não saia desse lugar como entrou. Saia desse lugar “UMA NOVA CRIATURA”.
                                                                                                   
Parece que algum tempo depois se construiu neste sítio uma cidade. No século 15 AEC, esta cidade foi primeiro designada aos Gaditas e depois aos Levitas Meraritas. — (Js 13.24, 26; 21.34, 38).

(Ministração do Retiro Espiritual "CAMP OF GOD" - Acampamento de Deus).

Pr. M Carlos S Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.