10 maio 2018

O QUE VOCÊ PRECISA, DEUS TEM. MAS, FAÇA MISSÕES!


Miss. Rone Querino
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Fp 4:17.

Na caminhada com o Senhor, vi algumas pessoas desapontadas com Ele por não alcançarem “as bençãos” que tanto almejavam e precisavam. De fato alguns pediram mal (Tg 4:3), mas outros tinham pedidos honestos, mas mesmo assim não receberam o cumprimento da promessa de Deus. Talvez você possa estar vivenciando uma situação assim, e gostaria de poder compartilhar mais uma vantagem que você tem ao orar, contribuir e promover fielmente Missões em sua Igreja.

Muitas pessoas retiram essa passagem bíblica supra citada do seu contexto e exigem (como se Deus fosse seu servo e não ao contrário) que Jesus resolva todos os seus problemas. Dizem: “Deus, tu és rico, e eu estou paupérrimo, então dê-me um pouco da tua riqueza!” ou “Tu és um Deus que sara, e eu estou enfermo, cura-me agora!”. Entretanto, devemos analisar as circunstâncias favoráveis que os Filipenses viviam na Obra de Deus, para que recebessem uma promessa tão maravilhosa como essa.

Paulo, o apóstolo e missionário, em sua carta à Igreja de Filipos, elogia-os pela fidelidade á Obra.  “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.” (Fp 4:10). Paulo aqui, mesmo preso, alegra-se pelo fato de que os irmãos, não apenas oravam e ofertavam para a obra missionária, mas por que “renovaram”, ou seja, continuaram a promover e a angariar recursos para a Obra. No verso 15 do mesmo capítulo ele salienta que somente eles, os filipenses, estavam sendo fiéis. Irmãos, imagine Deus, em meio a um mundo jazido em desgraças, se alegrando consigo e com a sua igreja por não terem se esquecido do seu compromisso com a Sua Casa? Que dádiva! Sua fidelidade com Missões desperta a alegria no Coração de Deus (Ne 8:10) e isso o fará alcançar as demais coisas (Mt 6:33). Há irmãos que dizem: “Se ninguém da minha igreja dá, eu também não darei.” ou “o que eu posso dar não fará a diferença.” Lembre-se que o Apóstolo disse que ninguém mais se associou a ele no tocante de dar e receber, mas somente os Filipenses. Ele sequer nomeia os infiéis, e eu tenho certeza que você não quer ser listados entre os tais. Os filipenses se associaram a Paulo pela causa do Evangelho. Seja também você um sócio de Missões, e Deus lhe dará bençãos sem medida! Aleluia!

Continuando a análise contextualizada da Igreja de Filipos, observamos que Paulo explica que podia viver em todo o lugar e em qualquer situação, porque Deus é a sua força (Fp 4:13). Porém a análise de Paulo não se encerra por aí. Ele diz ainda: “Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição” (Fp 4:14). Eis o segredo do sucesso dos Filipenses. Participaram ativamente das aflições de Paulo. Quais eram as aflições de Paulo? Quais são as aflições dos missionários de hoje? Quais as aflições da Obra de Deus atualmente? Certamente, não são riquezas, ou coisas pessoais. O apóstolo disse: “Não que eu procure as dádivas...” (Fp4:17a). Ele não estava interessado em presentes, honras, credenciais, etc. Assim também a o Departamento de Missões Estrangeiras da IPUB não está interessado em coisas humanas, pois estas são temporais (2Co 4:18). A aflição de Missões hoje é levar a Mensagem do Nome de Jesus para todos os países lusófonos e ver cumprir-se Mt 24:14. A ânsia que todos nós missionários temos é de propagar o evangelho nos campos a qual Deus nos colocou. E a melhor coisa que você pode fazer é tomar uma parte desta ânsia, desta aflição. Não há como alguém amar Missões sem amar àquele que está perdido no pecado. E como você pode tomar para si uma parte desta aflição? Orando, divulgando para seus amigos, vizinhos, irmãos em Cristo sobre o que é Missões, participando do Programa de Missões DAR PELA FÉ, promovendo e contribuindo o MISSÕES NOTA DEZ, enfim, amando e tomando para si a responsabilidade de Mt 28:19.

Ao auscultarmos as palavras de Paulo, quando ele diz: “Mas procuro o fruto que aumente o vosso crédito” (Fp 4:17b). O apóstolo procurava o fruto que aumentasse não o seu próprio crédito, mas o crédito dos irmãos! Nós missionários, também não procuramos créditos pessoais pela Obra, pois somos somente os braços de Missões da IPUB avançando nos demais países lusófonos! E você meu irmão, que ama Missões, é quem dá condições destes braços esforçarem-se. Mas que fruto é esse que Deus procurava nos Filipenses? Ora, esse fruto é o fruto da fé, que são as obras. Lembre-se, a fé sem obras é morta (Tg 2:20). Não há como você declarar amor a Deus sem demonstrar este amor através das obras que a sua fé o fará fazer. Amar Missões é amar a Deus. E Deus, ao procurar e encontrar o fruto da vossa fé, aumentará o vosso crédito.

Sabemos bem que sem crédito é impossivel você adquirir as coisas que você precisa neste mundo. Todos temos necessidades no nosso dia a dia em que o nosso crédito nos ajuda a suprir. Com Deus também é assim. A promessa dele é suprir todas as suas necessidades. Porém você precisa ter crédito com Deus. E isso você somente adquirirá quando Deus encontrar o fruto da vossa fé. Fé em Missões.

Portanto meus amados, fazemos votos de que você ainda hoje, possa ter o seu crédito com Deus aumentado para que se cumpra toda a promessa de Deus a teu respeito. E não esqueça que o seu crédito com Deus lhe dará condições de alcançar o suprimento de todas as tuas necessidades.

Que Deus te conceda um final de ano com muitas vitórias, em Nome de Jesus!

"Missões se fazem com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem. Faça a sua parte, Participe do IDE."

Roni Querino, Pr. Missionário.
Igreja Pentecostal Unida em Portugal
missoesportuguesas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.