Estudos

Logos e Rhema

Em grego, o idioma em que se escreveu o Novo Testamento, existem dois vocábulos que se traduziram ao espanhol como “palavra”. Um é ‘logos’, e o outro é ‘rhema’. Embora o significado geral é “palavra”, em grego os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes, que o vocábulo espanhol não reflete.
  • ’Logos’ é a Palavra de Deus que foi dita uma vez. ‘Rhema‘ é a Palavra que foi dita pela segunda vez. A Bíblia inteira é a Palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou na história, é a palavra de verdade, uma revelação completa, cabal, da vontade de Deus para o homem.
  • Mas a Bíblia não é a ‘rhema’ de Deus, porque a ‘rhema‘ é o que Deus nos fala pela segunda vez, por meio do Espírito Santo, em forma específica ao nosso coração. O ‘logos’ é a Palavra objetiva; ao contrário a ‘rhema’ é a Palavra subjetiva. Quando María recebeu a visita do anjo, lhe trouxe a ‘rhema’ de Deus. Por isso María pôde dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (’rhema’) (Lc. 1:38). Deus tinha falado a ela especificamente.
  • A ‘rhema’ de Deus não é independente do ‘logos’, pois se apóia nele. Quando Deus nos fala de maneira específica, o Espírito Santo usará o ‘logos’ para fazê-lo, e o fará aplicando-o à nossa situação presente. Um fragmento do ‘logos’ se transformará em ‘rhema’ para nós, e suprirá nossa necessidade. Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto disse: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (’rhema’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus, esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão.
  • São as ‘rhemas’ de Deus os que nos alentam, exortam-nos, edificam-nos. São as respostas de Deus, procedentes de sua Palavra, que nos enchem o coração de certeza, gozo e paz.
  • Como a igreja é purificada hoje das impurezas do mundo? “Pela lavagem da água pela palavra” (’rhema’) (Ef.5:26). Que importante é! Quanto necessitamos das ‘rhemas’ de Deus!
  • Agora, como obter estes ‘rhemas’? Primeiro, devemos estar muito familiarizados com o ‘logos’. Temos que encher nossa mente e nosso coração com a Bíblia; assim, o Espírito Santo terá muito o que lançar mão para nos falar em situações determinadas. O Espírito Santo tomará a letra da Palavra (o ‘logos’) e a transformará em espírito, pois a Palavra (a ‘rhema’) é espírito e vida, é a Palavra viva de Deus.
Se nos abrirmos a Palavra de Deus (o ‘logos’), para que abunde em nosso coração, as rhemas abundarão também em nossa vida, e assim a Palavra de Deus paulatinamente se irá encarnando em nós. Quer dizer, iremos sendo transformados na mesma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Para concluir a “rhema” é a revelação dada pelo Espírito Santo de Deus; àquilo que transcende a Palavra escrita.

Fonte: andrekerigma.wordpress.com/estudos/entendendo-a-rhema/


 Pr. Carlinhos.

 _______________________________________________________



PRIMÍCIAS, DÍZIMOS E OFERTAS
 
PRIMÍCIAS são os primeiros frutos, a prioridade que honra (Provérbios 3:9) e tem que ser dada (Deuteronômio 18:4).

A PRIMÍCIA tem que ser trazida independente da situação que a pessoa esteja passando, pois PRIMÍCIAS é questão de HONRA. (Números 13:20) “Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”.

Deus se agrada das PRIMÍCIAS como se agradou daquelas que Abel lhe trouxe (Gn 4:4), mas não se agradou de Caim (Gn 4:5), já que ele trouxe quando sobrou (Gn 4:3) “Ao cabo de dias...”.

O filho primogênito é a PRIMÍCIA do pai (Gn 49:3), considerado a força, a representação do pai, aquele que é respeitado pelos irmãos. Jesus foi a PRIMÍCIA de Deus – o melhor, a honra de Deus foi dada a sua Igreja: O Primogênito.

Toda PRIMÍCIA deve ser trazida à Igreja (Casa do Senhor) (Êxodo 23:19, 34:26; Neemias 10:35).

A PRIMÍCIA deve ser entregue somente ao sacerdote principal (A cobertura do Ministério) e não aos sacerdotes que o auxiliam (Levíticos 23:10). Se você entregar alguma PRIMÍCIA a um sacerdote que não seja sua cobertura máxima, não é PRIMÍCIA e sim uma oferta e neste caso não haverá o cumprimento da Palavra de Deus em questão a honra.

A PRIMÍCIA não é o DÍZIMO, eles são diferentes um do outro e têm conseqüências diferentes, assim como o DÍZIMO é uma ordenança, a PRIMÍCIA também é (2 Crônicas 31:5) “E, depois que se divulgou esta ORDEM, os filhos de Israel trouxeram muitas PRIMÍCIAS de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os DÍZIMOS de tudo trouxeram em abundância”

Uma coisa é a PRIMÍCIA, outra é o DÍZIMO e a outra é OFERTA (Neemias 12:44) e Deus requer OFERTAS e PRIMÍCIAS (Ezequiel 20:40; Neemias 10:37).

As PRIMÍCIAS santifica (abençoa) toda a produção (salário) (Romanos 11:16) “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são”. Se as PRIMÍCIAS são santas, ou seja, separadas para Deus, logo todo o restante do que eu conquistei se torna abençoado e rende mais, pois é quebrada qualquer maldição da produção. Lembrando que o DÍZIMO nos protege de um principado chamado DEVORADOR e somente Deus pode repreendê-lo (Malaquias 3:11). Não é oração e nem jejum, mas a atitude de devolver o DÍZIMO que é de Deus.

É tão importante o fator PRIMÍCIAS para Deus, que Jesus ressuscitou dentre os mortos sendo assim chamado de PRIMÍCIAS dos que dormem (1 Coríntios 15:20 e 23).

Você pode abençoar o seu líder com uma oferta, mas saiba que não será a PRIMÍCIA que a Bíblia aqui nos ensina. Se não há honra na cobertura geral designada por Deus, não há validade nas demais coberturas.

As PRIMÍCIAS são frutos daqueles que estão debaixo da cobertura e que querem honrar a Deus honrando aquele que é o enviado de Deus para responder ao Senhor sobre as vidas que estão debaixo de sua cobertura.

Cada atitude define um nível de aliança e a Palavra de Deus nos ensina que cada nível de honra gera uma conseqüência, a lei da semeadura (Gálatas 6:7). Vejamos o que acontece com a fidelidade nos exemplos abaixo:

1-     As PRIMÍCIAS atraem as BENÇÃOS SOBRE O NOSSO LAR (Ezequiel 44:30);

2-     Os DÍZIMOS atraem a PROTEÇÃO DO PRÓPRIO DEUS CONTRA O DEVORADOR (Malaquias 3:8 a 12);

3-     As OFERTAS atraem uma COLHEITA PROPORCIONAL A OFERTADA (2 Coríntios 9:6 a 8 e Mateus 13:8);

4-     O COOPERADOR libera a FECUNDIDADE EM SUA VIDA (a não esterilidade) (Ageu 1:2 a 11 e 14, 2:4, 8 e 19).

Jamais devemos ficar cobrando o que fazem com nossas OFERTAS, pois fazemos por fidelidade (2 Reis 12:15) Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade. Que procedimento que faziam com fidelidade? Ora, a entrega das OFERTAS, que nesse caso são alçadas (levantadas) para investimento do templo de Deus. O questionamento do destino do dinheiro é dúvida, ou seja, é fruto da não confiabilidade nas promessas de Deus para a sua atitude. Ora, se Deus registrou na Bíblia que devemos fazer... Façamos com alegria.

Como vimos em 2 Crônicas 31:5, assim como os DÍZIMOS, as PRIMÍCIAS é uma ORDEM de Deus e não um pedido. É uma SANTA CONVOCAÇÃO (Números 28:26). Como eu calculo as PRIMÍCIAS e os DÍZIMOS?

As PRIMÍCIAS é você pegar o valor de sua produção (salário ou qualquer valor que você obteve) e dividi por 30 dias. O valor de um dia é a PRIMÍCIA.

O DÍZIMO é 10% do valor de sua produção. Quando falamos de produção devemos ter ciência que é tudo o que o campo produz, hoje em dia, a nossa fonte de renda e tem que ser do valor bruto, pois nos tempos bíblicos a fazenda produzia e era tirado a PRIMÍCIA e o DÍZIMO de toda a novidade (produção) do campo e só depois pagavam sua contas e retiravam para re-investimento. A fidelidade é retirar do salário bruto e não do líquido, pois os descontos que temos nos holerites são somente uma facilidade de garantia que haverá pagamento do INSS, vale transporte, empréstimos, impostos e outros. Logo a nossa produção é o nosso recebimento bruto e só depois, nós pagamos as nossas dívidas seculares.

Se você ainda não dá as primícias, se ainda não é dizimista e muito menos ofertante. Comesse apartir de agora, faça uma aliança com o Senhor, diga a Ele que apartir de agora será fiél a Ele com toda a sua renda, e experimente o melhor de Deus em sua vida.

Shalom Adonai
P.S. Pr. Carlinhos.


_____________________________________________________________________


PRINCÍPIOS BASICOS DE SANTIDADE

Hoje temos nos grandes centros urbanos, jovens que possuem os mesmos gostos, as mesmas atitudes, porém são separados em estilos. O interessante a notar é que sempre a música está envolvida neste processo: hiphop, forró, samba, rock, etc. Não importa o estilo, cada um possue sua cultura própria, por isso, denominamos de tribos. São como nações com tradições e costumes, hábitos, roupas, gírias e expressões, etc. O foco deste texto são as tribos urbanas, e como toda tribo, elas têm o seu ritual, sua maneira de ser e agir, pensar e falar. O rock com certeza é o hino de alguma destas tribos e é marcante o estado de rebeldia e descompromisso. Os jovens destas tribos são hedonistas, buscam respostas no prazer como o prazer sexual com relações ilícitas, prazer efêmero com bebidas, drogas e diversão, e quase são inatingíveis com o evangelho.

A pergunta é: Como alcançar esta geração com o evangelho?

Creio que Deus tem um princípio para todas as coisas e o princípio da vida cristã é santidade. Como podemos transformar vidas se nossa vida não é transformada. Leia uma história sobre santidade e conquistas em Josué 7, 2 a 13. Quando tratamos de evangelismo estamos falando de conquistas; Josué tinha acabado de conquistar Jericó, a grande e fortificada Jericó e a cidade de Ai era um pequeno vilarejo, e nem precisava mandar muitos homens. Mas eles estavam em pecado.

Quando Deus ordena algo, temos que cumprir; Havia uma ordem de Deus e Acã não obedeceu. Quando não cumprimos as ordens de Deus sofremos as conseqüências de nossa rebeldia.

Santidade é uma ordenança de Deus e um princípio para a conquista; Deus nos ordena a santidade, porque Ele é santo. (Levítico 19, 1 e 2). Sem santidade Deus não está a nossa frente; Quando encaramos uma luta, seja ela qual for, sem santidade vamos sofrer as conseqüências de nossas decisões, e estas geralmente são tomadas sem Deus. Sem santidade nós não veremos a Deus.

As pessoas esperam ver Deus no futuro, mas “não deixe que a falta de santidade te impeça de ver Deus hoje”. (hebreus 12, 14). Santidade é muito importante e essencial, mas como alcançar santidade em nossas vidas?

1° – Reconstruindo os fundamentos da fé.
Esdras 3, 1 a 6 e 10 a 13.

Passamos por situações que desconstroem Deus em nossas vidas, as bases do cristianismo são arrancadas, vemos isso na maioria dos jovens dentro das igrejas. Precisamos recuperar e restaurar as bases cristãs em nossas vidas. Verdade, honestidade e integridade.

2° – O principal fundamento das nossas vidas é Cristo.
I Coríntios 3, 9 a 11 – Gálatas 4, 19

Andar na verdade é andar em Cristo, ser como Ele. Temos que ser e ter Cristo em nossas vidas para gerar Cristo na vida das pessoas. Não só para as pessoas fora da igreja, mas principalmente para os jovens dentro da igreja.

3° – Renovando nossas mentes.
Romanos 12, 1 e 2.

Não podemos pensar que sendo igual as pessoas da sociedade, vamos conseguir levá-los para Deus. Precisamos mudar nossas maneiras de agir, falar e pensar. Um “encontro com Deus” é tão “impactante” que MUDA radicalmente minha vida. Mude suas atitudes na escola ou faculdade. Mude suas atitudes no namoro. Mude suas atitudes no trabalho. Mude suas atitudes na sociedade. Tenha uma RUPTURA com tudo que dizem que é certo, mas é contrário aquilo que Deus deseja para você. Muitas vezes, estas coisas vão parecer certas, com justificativas corretas, mas se é contrário a Deus, é pecado, e leva ao inferno. Mantemo-nos SANTOS AO SENHOR para levar esse mundão de pessoas para morar com o Senhor Jesus nas mansões celestiais. Pensem nisso.

Shalom Adonai
P.s Pr. Carlinhos.


____________________________________________________________________________



"DISCIPULADO"
 
Jesus tinha muitos discípulos, mas chegou o momento de forjar Seu caráter nas vidas, ensinar o que era realmente o discipulado pessoal, e então escolheu 12 para o inicio do trabalho. Observe que antes da escolha dos 12 ele, Jesus fez muitos milagres e conseqüentemente uma grande multidão o seguia.

É preciso aprendermos com a vida e o Ministério do Grande Mestre Jesus. Antes de começar seu Ministério, Jesus retirou-se para o deserto a jejuar e orar. Devemos aprender aqui que nunca se deve sair para o ministério de qualquer maneira, deve-se preparar antes. O que você esta fazendo na ELITE? Eu respondo: Aprendendo, sendo treinado, capacitando-se para o ministério de discipulado, como nosso Mestre o fez.

Enquanto no deserto o Senhor foi tentado pelo diabo exatamente naquilo que Ele estava carente, exatamente no ponto em que poderia naquele momento ser Sua fraqueza. “A fome”. – O diabo ira prová-lo dentro da sua necessidade, ele ira mostra exatamente o que te faz pecar; ele te estuda e de certa forma conhece você. Mas da mesma maneira que o Senhor Jesus venceu, você também vencerá. Jesus disse: “Eu venci e voz vencereis”. Receba essa promessa em sua vida, em seu ministério apostólico.

Esta escrito: “Sujeitai-vos, pois, a Deus e resisti ao diabo, e ele fugirá de voz” (Tg 4:7). - Imagine o diabo fugindo de você. Imagine você andando pela rua e o diabo vindo na sua contra mão meio que de cabeça baixa, e ao sentir sua presença se aproximando dele (sim, ele sente sem precisar te ver, quando você esta dentro da vontade de Deus, ele sente o Espírito Santo dentro de você a quilômetros de distancia), imediatamente mudar de direção e fugir as carreiras porque está vindo alguém que submete-se ao Deus Todo-Poderoso, VOCÊ!!!

Depois de ter sido tentado no deserto, Jesus voltou para a Galiléia para o inicio de seu ministério. Observe que em Lucas 4: 16-30, Jesus é rejeitado. Você será rejeitado quando começar seu ministério, Jesus foi e com você não será diferente; mas não desista, Jesus não desistiu de você.

Jesus deixou a Galiléia e foi para Cafarnaum e lá curou um endemoninhado. Saio da sinagoga e foi diretamente para a casa de Simão Pedro, ou seja, saio da igreja e não foi para casa dormir, mas foi para o evangelismo pessoal (Lc. 4: 31-39). Jesus nos dá uma aula de como discipular e de como iniciar nosso ministério.

Jesus fez muitos sinais e prodígios. Se você continuar lendo todo o capitulo 5 de Lucas, você vera que Jesus fez a pesca maravilhosa, curou um leproso e um paralitico, chamou Levi, que era cobrador de impostos; comeu com pecadores: (deixe-me abrir um parêntese aqui. Muitos crentes querem comer apenas com santos; gostam de estar com o pastor, com a pastora, com o dirigente, com as irmãs do circulo de oração: que beleza. Mas não foi isso que nosso Mestre Jesus fez. Ele chamou Levi que era cobrador de impostos, e mais ainda: Levi não estava em sua casa, ele estava na coletoria, no local de trabalho. E ainda mais, Jesus comeu com os pecadores. Aprendo aqui que eu preciso estar com os pecadores, discipular os pecadores, e entregar a eles um ministério apostólico.)...

... Pregou sobre temas como o jejum, e no capitulo 6 ensinou a respeito do sábado e curou a mão seca de um homem; e quando chegamos nos versos 13 a 15 do mesmo capitulo 6 de Lucas encontramos a escolha dos 12 discípulos.

Você quer ser um discípulo?
Mas Para se tornar um discípulo existe algumas condições.

Condições:
a. Autonegação e suportar a Cruz:
Mt. 16: 24: “Mas disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.

b. Renuncia: 
Lc. 14: 23: “Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida não pode ser meu discípulo”.

c. Abandonar tudo: 
Lc. 14: 33: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”.

d. Constancia: 
Jo. 8: 31: “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido n’Ele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos”.

e. Produção de frutos: 
Jo. 15: 8: “Nisto é glorificado meu Pai, em deis muito fruto; e assim se tornareis meus discípulos”.

Antes de escolher seus 12, Jesus passou a noite orando no monte. Não escolha seus 12 de qualquer maneira, busque primeiro a confirmação dos céus.
Jesus reuniu todos seus discípulos para escolher seus 12 que os chamou de apóstolos. Eu aprendo aqui que a responsabilidade dos 12 é maior que dos demais. Aqueles 12 além de discípulos eram também apóstolos. Você como 12 não é apenas discípulo, mas é também apóstolo.

O que siguinifica APÓSTOLO?

Apostolo: O equivalente no aramaico, que Jesus falava era Shaliah. Alguém que recebeu a comissão e autoridade explicita daquele que o enviou, mas sem capacidade de transferir seus atributos para outro. 

Por isso que Jesus lhes deu autoridade para curar os enfermos, ressuscitar mortos, purificar os leprosos, expelir os demônios, etc. (Mt. 10: 8). Seus 12 terão uma responsabilidade a mais, não terão apenas a unção de discípulos, mas carregarão em si, e consigo também a unção de apóstolo.

Sabe de uma coisa querido? Você pode fazer muitos discípulos, mas terá que formar doze apóstolos. Depois do Senhor Jesus haver escolhido seus 12 apóstolos, diz Lucas, no capítulo 6 e verso 17 que, Jesus desceu com eles (Seus 12 apóstolos), e parou numa planura onde se encontravam muitos dos seus discípulos e também grande multidão. Eu aprendo aqui que podemos gerar muitos, e até grande multidão de discípulos, mas apenas 12 exerceram o apostolado com você.

Pergunto: O que você está esperando para começar seu ministério de discipulador para assim formar sua geração de G12?


Shalom Adonai
P.s. Pr. Carlinhos.

_______________________________________________________________________


"A CEIA DO SENHOR”.

Ceamos Aqui Para Cearmos Lá!

“Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assenteis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”. (Lucas 22: 30).

“Alegremo-nos exultemos e demo-lhes a gloria, porque são chegadas às bodas do Cordeiro, cuja noiva a si mesmas já se ataviou”. (Apocalipse 19-6-8).

* Bodas: Celebração; festa de casamento..

As bodas do Cordeiro seguir-se-ão ao julgamento da Igreja. Será a reunião da Igreja com seu redentor. É importante notarmos que a Bíblia nos fala “as” bodas, ou seja, festas e não festa. As bodas serão festas realizadas para a comemoração do Grande Casamento da Igreja com seu Noivo, “Jesus”.

“Então, me falou o anjo: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à Ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras Palavras de Deus”. 

Para entendermos a importância da Ceia do Senhor, é necessário que saibamos que esta cerimônia aparentemente sem muita importância, é um ensaio para as Bodas do Cordeiro, e que as Bodas do Cordeiro é a festa da vitória do povo de Deus, a “Igreja”.

O significado da Ceia do Senhor (I Corintios 11: 23-26). 
  1. A Ceia é uma lembrança do Evangelho, especialmente, da morte e do sofrimento do Senhor Jesus.

  2. Por isso deve ser um momento de profunda emoção, agradecimento e solenidade.
  3. O pão sem fermento é símbolo do corpo sem pecado do Senhor Jesus que foi partido e quebrado por nós na cruz do calvário (I Cor. 11: 23-24).

  4. O fruto da videira é símbolo do sangue do Senhor Jesus, derramado por nossos pecados (I Cor. 11: 25).

   5. Segundo I corintios 11: 26, cada vez que participamos da Ceia do Senhor, anunciamos a mensagem do Evangelho.

O Perigo de tomar a Ceia indignamente (I Corintios 11: 26-30). 

“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha”.

“Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor”. 

* Indigno: Diz-se de pessoa que não é digna, que não merece o que tem.

* Réu: Criminoso, culpado, malévolo. Fem.: ré.1. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma o pão e beba o cálice”.

* Examine-se: Fazer exame de consciência; observar-se com atenção. “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”.

* Discernir: Avaliar bem; apreciar, medir.

* Juízo: s. m. 1. Faculdade intelectual que compara e julga. 2. Ato de julgar; julgamento. “Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem”.

* Muitos: Não todos, “muitos”.

1. Quem participa indignamente, será culpado do corpo e do sangue. Aconselhamos que quem participe da Ceia seja: · Casado (a) (Hb 13: 4); · Não guarde em seu coração raiz de amargura; · Antes, vá ter com seu irmão; · Se arrependa verdadeiramente dos pecados; · Que seja Batizado (a) em Nome;

2. Muitas igrejas permitem que qualquer pessoa participe da Ceia, sem avisar-lhes do grande risco que correm; isto é anti-bilbico. Concluímos que participar da Ceia do Senhor é de grande proveito espiritual, nos trás grandes benefícios. Ao nos lembrarmos da paixão (sofrimento) de Cristo, renovaremos nosso amor por Ele e nosso agradecimento pela obra redentora que Ele fez por nós e, com certeza, será edificado com a visitação do Seu Espírito em nossas vidas.

Shalom Adonai 
P.s Pr. Carlinhos.



_____________________________________________________________________


 
Deus é Um...


“Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o Único Senhor”. (Deuteronômio 6: 4).



“Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estais entronizados acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra, tu fizestes os céus e a terra”. (Isaías 37: 16).

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o Primeiro e Eu Sou o Último, e além de mim não há Deus... Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça... Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu Sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi o céu, e sozinho espraiei a terra”. (Isaias 44: 6, 8, 24). 

“Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces... Para que se saiba até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim na há outro; Eu sou o Senhor, e não há outro... Porque assim diz o senhor que criou os céus, o Único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu... Eu sou o Senhor e não há outro... Pois não há outro Deus senão Eu, Deus justo, e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro”. (Isaias 45: 5-6, 18, 21-22). 

“A quem me comparareis para que Eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo?... Eu Sou Deus e não há outro, Eu Sou Deus e não há outro semelhante a mim”. (Isaias 48: 11, 12). 

“Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor”. (Marcos 12: 29). 

“Deus é um”. (Gálatas 3: 20). “Porquanto há um só Deus e um Sá mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. (I Timóteo 2: 5). 

“Crês tu que Deus é u só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem”. (Tiago 2: 19). 

“E eis armado no céu um trono, e no trono alguém sentado”. (Apocalipse 2: 4).
 

Êxodo 20: 3-5; Isaias 42: 8 Deuteronômio 4: 25; Isaias 43: 10-11 Deuteronômio 5: 7; Isaias 45: 5- 6 14, 18 Deuteronômio 32: 39 II Samuel 7: 22; Oseías 13: 4 I Reis 8: 60; Zacarias 14: 9 I Crônicas 17: 20; Malaquias 2: 10 Neemias 9: 6; João 4: 22-24 Jó 9: 8; João 17: 3 Salmos 71: 22; Romanos 3: 30 Salmos 83: 18; I Coríntios 8: 4,6 Salmos 86: 10; Efésios 4: 6 Isaias 1: 4; 5: 19; I Timóteo 6: 15 Isaias 40: 25; I João 5: 20...

Diante de provas tão contundentes, dispensaremos qualquer comentário que não seja diretamente da Bíblia Sagrada. Pedimos aos visitantes deste blog que deixem seus comentários e suas opiniões sinceras sobre esta Postagem. Isso nos ajudará a melhorar. “Cremos que Deus é um só; seu nome é Jesus, e não existe trindade. 

E você crê em Q”?

Entre em contato com o autor pelo e-mail: pr.carlinhosjr@hotmail.com/ e peça mais informações sobre este e outros assuntos.

Shalom Adonai
P.s. Pr. Carlinhos.


___________________________________________________________________________________________




A Importância do Arrependimento.

“Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia, e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino de Deus” (Mateus 3: 1, 2).

“Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus dizendo: O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc. 1: 14-15).

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos. 2: 38).

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus... Agora me alegro, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o arrependimento; pois fostes contristados perante Deus, para que de nossa parte nenhum dano sofressem” (II Cor. I: 1a; 7: 9).

Arrepender-se: Mudar de parecer ou de propósito; desdizer-se, retratar-se.
Arrependimento: Mudança de opinião. (Fonte: Dicionário da língua portuguesa “O Globo”).

Na vida do Crente, o arrependimento é de suma importância. É importante notarmos que no primeiro discurso, ou mensagem, ou pregação de João Batista registrado na Bíblia, o tema foi Arrependimento. O mesmo tema foi abordado no primeiro sermão de Jesus, Pedro e Paulo. Você já se perguntou o por quê?

Agora eu pergunto. O que é arrependimento? 
Vamos atrás de respostas.

Arrependimento Bíblico é confessar (I Jo. 1: 9). A fé sem obras é morta (Tg. 2: 14, 17-18), assim também é o arrependimento, se não confessar, como pode haver arrependimento? (Ler Prov. 28: 130).

Para demonstrar que realmente houve arrependimento, o crente deve produzir fruto digno de arrependimento (Mt. 3: 8).

O que é fruto de arrependimento?
Fruto de arrependimento é amar a Deus e amar a Deus, e amar a Deus é guardar os seus mandamentos. Leia João 14:15; Mateus 11:28; Êxodo 20:3-16; Colossensses 2:16-17; I Timoteo 4:1-5.

Fruto de arrependimento também é ser Batizado, pois este é um dos mandamentos de Jesus (Mc. 16: 16; Mt. 28: 19; Lc. 24: 47). E depois de sua subida aos céus os discípulos lhe obedeceram (At. 2: 38; 8: 16; 10: 48; 19: 5; 22: 16).

É importante notarmos que o Batismo é de muita importância para a salvação do ser humano (Mc. 16: 16; I Pe. 3: 21).

Note também que João Batista, quando pregava o arrependimento e, logo às pessoas criam, eram logo Batizadas (Mt. 3: 5-6); e que quando Pedro (e os demais apóstolos com ele) pregou seu primeiro sermão no dia de Pentecostes, os que aceitaram a Palavra foram imediatamente Batizados Em Nome do Senhor Jesus, e quase 3.000 pessoas receberam esta Verdade (At. 2: 38-41); e que Filipe quando evangelizou o eunuco da Etiópia, assim que ele entendeu as escrituras, foi também logo Batizado ( At. 8: 27, 5-12).

Fruto de arrependimento é o recebimento (Batismo) do Espírito Santo.
Alguém pode até pensar que tal Batismo era apenas para o tempo dos apóstolos. No entanto, antes mesmo dos discípulos, a promessa já havia sido feita através do profeta Joel, e esta promessa foi para toda carne, ou seja, povos e nações (Joel 2: 28-29).

Antes de Jesus ter sido assunto aos céus, Ele disse que receberíamos poder ao recebermos o Espírito Santo (At. 1: 8).

Como evidencia de terem sido Batizados no Espírito Santo, começaram a falar em outras línguas (At. 2: 1-4).

Eles se alegraram de tal maneira que; ficaram tão felizes que o barulho que fizeram chamou a atenção de toda a cidade (At. 2: 2, 5-4).

Você não deve se preocupar quando alguém lhe chamar de doido, embriagado, endemoninhado etc. O próprio Jesus foi caluniado (Mt. 10: 25; 12: 24). Quando os discípulos estavam cheios do Espírito Santo, disseram que eles estavam embriagados (At. 2: 13).

Se alguém disser zombando que você faz parte de uma seita, não se preocupe, assim disseram dos discípulos do Senhor Jesus, e você é um deles. O apostolo Paulo foi considerado o chefe da seita do Nazareno, e desta seita eu e você fazemos parte (Atos 24: 5, 14).

Querido pense nisso e Estude com bastante atenção e em Oração.

Shalom Adonai.
P.s. Pr. Carlinhos.


 _____________________________________________________________________




O batismo nas águas de acordo com as escrituras é feito por imersão, e só devem passar por ele aqueles que estão completamente arrependidos, havendo deixado os seus pecados e renegado o seu amor ao mundo. Deve ser realizado por um ministro do evangelho devidamente autorizado, em obediência a palavra de Deus, e "em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo" de acordo com Atos 2: 38; 8: 16; 10: 48; 19: 5; 22: 16; e assim de acordo com Mateus 28: 19.

O Batismo na águas faz parte da salvação (I Pe. 3: 21)

É uma expressão de fé em Deus e obediência à Sua Palavra (Mc. 16: 16; At. 2: 41). O modo bíblico do batismo é imersão em água, pois somente assim se cumpre o simbolismo do batismo como um sepultamento (At. 8: 36-39; Rm. 6: 4). A fé em Cristo e o arrependimento do pecado são necessários para o batismo ter validade; portanto, o batismo de crianças não é apropriado (Mt. 3: 8; At. 2: 38; 8: 37).

O batismo é mais que uma cerimônia simbólica e mais que uma declaração publica do desejo de unir-se a igreja. O Eunuco etíope foi batizado no meio do deserto, sem ter observadores. O batismo era tão urgente para o carcereiro de Filipo, que ele recebeu à meia noite, após ouvir a mensagem do evangelho (At. 16: 25,27-34).

O Significado Bíblico do Batismo Nas Águas

1. Deus dá a remissão dos pecados no Batismo nas águas (At. 2: 38; 22: 16). Deus apaga o registro do pecado e cancela a penalidade pelo pecado. Ele lava os pecados e os sepulta para sempre.
 
2. O Batismo faz parte do novo nascimento (Jo. 3: 5; Tt. 3:5).

3. No Batismo nas águas somos identificados com o de Jesus (Rm. 6: 4; Cl. 2: 12). Isto indica que morremos para o pecado pelo arrependimento, e estamos sepultando: O pecado passado, o domínio do pecado e o estilo de vida passado.

4. O Batismo nas águas, faz parte do nascer da água e do Espírito, através do qual estamos em Cristo (Rm. 6: 3-4; Gl. 3: 27; Ef. 4: 5). É parte da nossa identificação pessoal com Cristo Jesus e parte da entrada na sua família.

5. O Batismo é parte da nossa circuncisão espiritual (Cl. 2: 11-13). Através do novo nascimento, entramos na nova aliança, tendo um novo relacionamento com Deus.

A Bíblia ensina que o Batismo deve ser administrado em "NOME DE JESUS CRISTO". Usar o nome de Jesus como formula batismal, é reconhecer quem Ele realmente é: "Deus".

Razões Bíblicas Porque Somos Batizados Em Nome Do Senhor Jesus

A Igreja Apostólica aderiu exclusivamente esta formula. A Bíblia registra cinco relatos de Batismo na Igreja do novo nascimento, que descreve um nome, ou uma formula (At. 2: 38; 8: 16; 10: 48; 19: 5; 22: 16). 

As epistolas também mencionam a formula do nome de Jesus (Rm. 6: 4; I Co. 1: 13; 6: 11; Gl. 3: 27; Cl. 2: 12). Até Mateus 28: 19 refere-se a esta formula, pois, descreve o nome que representa todas as manifestações redentoras da divindade, e este nome é Jesus (Zc. 14: 9; Mt. 1: 21; Jo. 5: 43; 14: 26; Ap. 22: 3-4). Ainda mais o nome de Jesus está descrito em outros relatos da grande comissão (Mc. 16: 17; Lc. 24: 17).2.

O Batismo é um sepultamento com Jesus Cristo, e mais ninguém (Rm. 6: 4).3.

O Batismo é nossa identificação pessoal com Jesus Cristo, e o Seu nome nos identifica como possessão sua (Rm. 6: 3; At. 15: 14-17).4.

O Batismo é para remissão dos pecados, e Jesus é o único nome associado com a remissão dos pecados (At. 2: 38; 10: 43).5. O nome de Jesus representa todo poder e autoridade de Deus (Mt. 28: 18; Jo. 14: 14; At. 4: 7, 10). Quando invocamos seu nome com fé, seu poder e sua autoridade ficam a nosso alcance (At. 3: 3, 16).6. 

Tudo o que fazemos, por palavras ou por obras deve ser feito em nome de Jesus (Cl. 3: 17), e o Batismo e realizado tanto por palavras como por obras.

O nome do Senhor Jesus Cristo, é o nome que está acima de todo nome conhecido pelo homem, e todos irão ajoelhar-se perante esse nome (Fp. 2: 9-11).

O Batismo faz parte da nossa salvação, e o nome de Jesus é o único que salva (At. 2: 21; 4: 12; I Pe. 3: 21).

O Batismo é nossa confição de fé em Jesus Cristo, mostrando que o aceitamos realmente como nosso Salvador (At. 8: 12; 8: 37; 19: 5).

O Batismo em nome de Jesus significa que a plenitude da divindade está em Jesus (Cl. 2: 9).

O Batismo em nome do Senhor Jesus, demonstra a nossa reverência pela palavra de Deus e obediência à mesma, acima de toda tradição do homem.

O dogma trinitariano moderno não é ensinado nas escrituras, portanto não há justificativa teológica para usar a formula trinitariana.

Passe este estudo para seus amigos. Assim você pode estar salvando uma vida. E se tornando um missionário. Que Deus o (a) abençoe.

Obs. SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE ESSE E OUTROS ASSUNTOS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO: ipub_si@r7.com / pr.carlinhosjr@hotmai.com

Shalom Adonai.
Pr. Carlinhos.

3 comentários:

  1. Muito bom
    Seu admirador
    Pr. karlisson

    ResponderExcluir
  2. Creio que os que foram batizados em nome do pai do filho e do Espírito Santo estão salvos e também os batizados em nome de Jesus

    ResponderExcluir

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.