O Credo de Atanásio

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Atanásio de Alexandria
O Credo de Atanásio, subscrito pelos três principais ramos do Cristianismo (Católicos Romanos, Católicos Ortodoxos e Protestantes) é geralmente atribuído a Atanásio de Alexandria, Bispo de Alexandria (século IV), embora alguns estudiosos do assunto confiram a ele data posterior (século V). Sua forma final teria sido alcançada, segundo estes, apenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste credo provém de um sermão de Cesário, no início do século VI.

O credo de Atanásio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é considerado por Archibald A. Hogde “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único Cristo.”


[editar] Texto do Credo Atanasiano ("Quicumque")


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Eis o texto do Símbolo de Fé Atanasiano:
1.     "Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica.
2.     Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade.
3.     A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus.
4.     Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.
5.     Porque uma so é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.
6.     Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.
7.     Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.
8.     O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
9.     O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.
10.O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
11.E contudo não são três eternos, mas um só eterno.
12.Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
13.Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
14.E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.
15.Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
16.E contudo não são três deuses, mas um só Deus.
17.Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
18.E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.
19.Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
20.O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.
21.O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.
22.O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
23.Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.
24.E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.
25.De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
26.Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.
27.Mas, para alcancar a salvacão, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
28.A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
29.É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe.
30.Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.
31.Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.
32.E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.
33.É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.
34.Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.
35.Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.
36.Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.
37.Subiu aos Ceus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
38.E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos.
39.E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.
40.Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar".


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Apesar da data ser incerta, este credo foi elaborado para combater o arianismo e reafirmar a doutrina cristã tradicional da Trindade.

Obs. Os Apóstolos não conheciam a doutrina trinitária.

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