04 maio 2018

O CAMINHO DE VOLTA

Lucas 15.11-32

Senhor Jesus nos conta, uma parábola para ilustrar a igreja dos dias atuais.

Quero frisar a facilidade da ida, e a dificuldade da volta.

1.     A Ida:
a.       A decisão da ida foi sem dificuldade;
b.      A ida foi com alegria, e com certeza, na companhia de muitos amigos;

2.     A Volta:
a.       A decisão da volta foi com muitas dores;
b.      Antes de voltar, houve luta;
c.       O percurso foi solitário (Imagino os pensamentos, as lembranças de cada local do percurso percorrido na ida, das alegrias, das companhias, das piadas, dos amigos e amigas... só que agora ele estava voltando pelo mesmo caminho, e agora estava só, literalmente só.).
d.      Quando chegou foi bem recebido e aceito pelo Pai, mas, os olhares de reprovação dos empregados, e a rejeição do “Irmão”, com toda certeza o consumia!

A volta nunca será fácil. Problemas e muitas dificuldades iremos enfrentar, mas não podemos esquecer que o Pai estará sempre nos esperando de braços abertos, pronto a nos receber, com túnicas e um lindo anel.

O próprio Senhor Jesus disse a igreja de Éfeso em Apocalipse 2.2-5:

Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.

Contra você, porém, tenho isto:

você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

Precisamos entender que como a igreja contemporânea, a igreja de Éfeso estava tranquila, pensando que estava na vontade de Deus. Com certeza realizava os cultos semanais (Oração, Doutrina, Celebrações, Panfletagem, e etc.), mas, não é apenas isso que Deus espera de Sua Igreja.

Observe que “Ele” reconhece o trabalho árduo, e até o zelo que a igreja de Éfeso tinha pela santidade. Mas, “Ele” diz algo inimaginável, a uma igreja que tinha certeza estar no caminho certo: - “Tenho algo contra ti. Abandonastes o teu primeiro amor, abandonastes as primeiras obras.”.

Precisamos voltar às obras da “IGREJA PRIMITIVA”, da Igreja do tempo dos santos apóstolos.

Como viviam os primeiros santos?

Encontramos essa resposta em Atos 2.42,46-47.

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo.

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2. 46, 47).

Não podemos demorar a voltar, pois hoje o Senhor Jesus nos diz: “Tenho porem contra ti.”

Pr. Manoel Carlos Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.