19 outubro 2016

TIRA AS SANDÁLIAS DOS TEUS PÉS

Este estudo vem com a conotação de mostrar, dentro das Escrituras Sagradas, a necessidade de uma adoração o Eterno de Israel em locais específicos com os pés despidos. Para a cultura judaica, os pés simbolizam separação. Mas, além disto, instrumento de marcar posses, de conquistas.

O povo hebreu, quando próximo da entrada em Canaã recebeu uma ordem bem interessante: Devarim (Dt 11:24)- “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; o vosso termo se estenderá do deserto ao Líbano, e do rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental” .

A tradição judaica conta-nos que ao entrar em Canaã, o povo de Israel desatou suas sandálias e partiu tomando posse da terra prometida. Era necessário o contato com essa terra. Por quê? Por demonstrar intimidade uma vez que o homem veio do pó da terra tem as mesmas substâncias que ela. Entendemos que os hebreus reconheceram a terra e a terra os hebreus. Isto foi um ato profético!

MOSHEH, AS SANDÁLIAS, O SINAI E ELOHIM
Shemôt (Êxodo) 3:4,5 “E vendo o Eterno que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Mosheh, Mosheh! Respondeu ele: Eis-me aqui (Hinêni). Prosseguiu Elohim: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” Tem coisas que aprendemos num momento e levamos conosco para o resto da vida! Mosheh aprendeu naquele dia que jamais devia se achegar em algum lugar consagrado à Elohim de calçados nos pés. É possível que no momento nem tenha compreendido muito o motivo. Mas obedeceu! empre entendi esta passagem como uma passagem isolada das escrituras, até perceber que também aconteceu em outro lugar, com outra pessoa: 3 Yehoshua (Josué) 5:13 “Ora, estando Yehoshua (Josué) perto de Yericó (Jericó), levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Então respondeu o príncipe do exército do Ha’Shem a Yehoshua (Josué): Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Yehoshua assim fez” Através desta passagem entendi que, o que torna algum lugar santo (separado) é a presença do Elohim Separado (Kadosh). O Shinai (Sinai), era santo pela presença do Santo que ali estava. Assim também o local próximo de Yericó (Jericó) onde se encontrava Yehoshua (Josué) era Kadosh (Santo) pela presença do Santo, do Separado Elohim que ali estava. Ou seja, a presença de Elohim é que santifica o lugar e não o lugar a si mesmo. Pare e pense! O lugar onde consagramos para falar e ouvir à Elohim, onde edificamos um altar ao Santo de Israel, onde confessamos que o Eterno esta em nosso meio não é santificado pela presença Dele?

O que acontece muitas vezes é que pessoas sobem nos locais que afirmam conter a presença do Separado de Israel com sapatos, carteiras e cintos, muitas vezes feitos até mesmo de peles de animais impuros (Não Kásheh).Se é verdade que o Eterno não muda, então temos que prestar mais atenção nas Sagradas Escrituras e somente por meio desta aprimorar nossa adoração.

A VISÃO DE YOHANAM (JOÃO) EM APOCALIPSE
GuilianaAP 1:13-15,17 “E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último”. A ordem ótica da visão de Yohanam é importantíssima!

a)- Primeiro contemplou Yeshua à meia altura, visualizando o cinto de ouro na altura do peito;
b)- Segundo, direcionou seus olhos para cima, visualizando Sua cabeça. Nela, algo lhe chamou a atenção; Seu cabelo era branco como a lã;
c)- Tentando observar sua face, teve seus olhos ofuscados pela claridade do fogo que saía dos olhos de Yeshua;
d)- Agora sim, Yohanam, baixa seu olhar direcionando para os pés de Yeshua e, somente dá tempo de perceber que era como o latão reluzente que fora refinado numa fornalha! Para você entender mais ou menos o que aconteceu com o profeta, darei um exemplo: Tente olhar para o sol ao meio dia, você apenas conseguirá fixar os olhos em uma fração de centésimos de segundo e será imediatamente obrigado a tirar o olhar da claridade ofuscante do sol. Faça isto e entenderá o que se passou com o
profeta em sua visão!

Uma pergunta: Por que Yohanam não suportou olhar para os pés de Yeshua? Porque ao olhar para os pés de Yeshua, Yohanam olhou para sua SANTIDADE!

OUTRA VISÃO DE YOHANAM EM PÁTIMOS:
AP 1:10:1,2,3- “E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco da aliança; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo, e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra, e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes”. O formato dos pés deste ser era diferente dos nossos pés. Este ser, segundo Yohanam, tinha os pés “como colunas de fogo”. E o que fez este ser? O mesmo que os hebreus ao entrar em Canaã; tomou posse! “Pôs o seu pé direito sobre o mar (tomando domínio), e o esquerdo sobre a terra (dominando), e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes”. Assim como o fogo é purificador, seus pés também eram como que colunas de fogo. Esta simbologia traz uma ilustração importantíssima; o ser não poderia contaminar-se com esta terra, por isso seus pés eram
como que colunas de fogo!

ELOHIM PISA NA PUREZA DO CÉU:
Êxodo 24:9,10- “Então subiram Mosheh (Moisés) e Aaron, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram (como visão) o Elohim de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza”. O que apareceu debaixo dos pés de Elohim? Uma calçada parecida como uma calçada de pedra de safira! E o que esta calçada representava? O céu na sua pureza!

MANDAMENTO PARA OS SACERDOTES:
Shemot (Êxodo) 30:19,20 - “Quando entrarem na tenda da revelação lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Eterno, lavarão, pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência pelas suas gerações”. Juntos com nossas sandálias vêm às impurezas, toda a sujeira que se obtém pelo caminho em que se percorre. Ao caminhar, passamos por vários objetos impuros, pisamos em sangue, cuspe, animais ou insetos mortos, etc. Por isso os sacerdotes, sob pena de morte, jamais deveriam se achegar ao Eterno para ministrar-lhes com as mãos ou os pés sujos.

Sempre estive fascinado pela simbologia da roupa do Kóhem Gadol (Sumo Sacerdote). Não é por menos, pois muitos são os atavios e infinita sua representação Messiânica. É claro que qualquer um ao ver uma imagem como esta, fica curioso por tentar compreender porque o Eterno (que foi o estilista desta confecção) assim o determinou. No entanto, um belo dia, Elohim, abriu meus olhos para ver não o que estava no sumo sacerdote, mas sim, para o que não estava nele. Tomei um susto e exclamei: Cadê sua sandália! Pensei imediatamente, por que Elohim o cobriu com muitos quilos de roupas recheadas de ouro, pedras preciosas, pérolas e decidiu que este devia, enquanto ministrava, andar descalço? Este é um forte exemplo da Torah (Lei) que o Eterno assim o quer. Mas a passagem de Mosheh é extra-Torah, ou seja, anterior ao tempo em que foi designada aos hebreus. Portanto temos um grande exemplo na Torah que o Eterno preferiu uma adoração por parte dos sacerdotes de pés descalços. E temos dois grandes testemunhos anteriores ao tempo da Torah entregue no Shinai que o Eterno sempre quis assim.

Conclusão: Não importa se a adoração é no monte Shinai, próximo de Yericó (Jericó), em T’sion (Sião) no Templo ou em sua congregação. Se Elohim desceu para receber tem que ser do jeito que ele determinou e inteligente é quem obedece! 

Muitos erram, por não buscar aprender com o próprio Eterno como Ele quer ser adorado. Um exemplo disto, é que se você intentar construir um local de adoração ao Elohim de
Israel, certamente terás duas fortes influencias:

1ª- Influência: Você poderá ser impulsionado pela cultura corriqueira e fazer este local em formato piramidal, como é de se observar em quase todas as igrejas que conhecemos. Mas por que os líderes das igrejas fazem este tipo de arquitetura sendo que esta não se encontra nas Escrituras. Pelo contrário, advêm de templos solares constituídos para uma adoração ao Sol? É claro que a grande maioria nem sabe disto,
apenas seguem a multidão.

2º- Influência: No entanto, você poderá ser dirigido pelas Escrituras e edificar o lugar no formato quadrangular, sem pontas piramidais. Como a Tenda da Revelação (projeto de Elohim no deserto) - Assim como o Templo construído pelo rei Shilomon (Salomão) como ordenou o Ha’Shem. Você também poderá observar o projeto para o terceiro templo no livro de Ezequiel e, por fim, a Cidade Santa, a Nova Yerushualaim (Jerusalém) Celestial que também tem o mesmo formato.

O que estou tentando dizer é que; quanto mais você se aproximar das Escrituras, para fazer as coisas relacionadas ao Altíssimo, estará mais próximo de uma adoração específica apontada pelo próprio Elohim!

TIRA O BONÉ PORQUE O LUGAR ONDE ESTA TUA CABEÇA É SANTO
Por que os antigos tiram seus chapéus ou seus bonés no momento de suas orações? Certamente quaisquer uns destes anciãos responderiam: Por reverência, respeito! Porém se lhes fizermos outra pergunta: Onde aprenderam que têm que ser assim? Certamente não dirão que foi na bíblia, uma vez que este ensinamento não é da mesma. Simplesmente o fazem por força cultural.

SEGUIR A CULTURA É MAIS FÁCIL DO QUE SEGUIR AS ESCRITURAS!
Pela cultura, se o Eterno está ali, todos tiram os bonés, mas pelas Escrituras às sandálias. Pela cultura, és compreendido por todos, pelas Escrituras...

Talmidim,
Claudio Melo Ben avrarã

Um comentário:

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.