20 outubro 2016

Sucot (A Festa das Cabanas)

No calendário judaico, 17 de Tishrei de 5777.

3º dia da festa judaica de Sucot (cabanas). Celebrada durante sete dias, Sucot é, sobretudo, uma festa de gratidão ao Eterno por Sua proteção a Seu povo durante os 40 anos em que peregrinaram pelo deserto do Negev, habitando em tendas, sem morada fixa. Nestes sete dias, os judeus passam a maior parte do tempo na "suká", uma cabana simples, sem acabamento e coberta com vegetação, como lembrança daquela época e de que a vida terrena é transitória, sendo D'us nosso Refúgio por excelência.

 PARASHAH: Vezot HaBrachah (E Esta é a Bênção) - 4ª ALYAH (TRECHO):
 Devarim (Deuteronômio) 33:18-21.

Destaco aqui a tribo de Issacar, que recebeu a menor bênção (versículo 18). Entenda: eu disse "menor" (ou seja, mais curta), não "menos importante". Porque a bênção que Issacar recebeu é a maior e mais maravilhosa de todas, como explica uma midrash (ilustração judaica): "Moshê (Moisés) a expressou simplesmente assim: 'Issacar se rejubile em suas tendas'. Na verdade, estas palavras abrangem todas as bênçãos possíveis. Moshê estava dizendo a esta tribo: 'Rejubilem-se quando estudarem a Torá, pois não há felicidade maior neste mundo que o estudo de Torá, como está escrito: ‘Os estatutos de D’us são retos, fazem o coração se alegrar’ (Salmo 19:9)". Desta forma, podemos também desfrutar desta bênção, já que estudamos a Biblia todos os dias. Devemos deixar-nos alegrar com esse glorioso afã, e jamais encarar o estudo da Lei Divina como algo enfadonho. Pois é dela que absorvemos vida para nossa vida! Baruch HaShem!!!

Talmidim Claudio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shalom Queridos!!!
Somos Felizes com sua visita. Deixe-me seu comentatio, assim que possível, responderei.